Total de visualizações de página

terça-feira, 26 de junho de 2012

VAMOS BEBER MAIS ÁGUA



 Diariamente converso com os meus pacientes e falo falo falo da importância da água. E percebi que muitas pessoas ainda não sabem o valor que isso tem. Então, resolvi escrever e pesquisar mais sobre o assunto. E a verdade é, descobri muito mais do que imaginava. A água realmente é fantástica. 

Do básico..
Nosso corpo é formado por 70% desse líquido. Ele é responsável por conservar a nossa saúde, prevenir doenças e proteger o organismo contra o envelhecimento.

E essa água precisa ser renovada continuamente, a cada hora. Todo funcionamento do nosso organismo depende de água: as reações químicas, a respiração, a circulação, o funcionamento dos rins, a desintoxicação, a digestão, os sistemas de defesa, a pele, enfim, tudo que é necessário para manter a vida. Quando falta ou existe pouca água no corpo, todo o funcionamento do organismo fica prejudicado. Beber bastante água todos os dias, faz com que o organismo fique mais equilibrado, mais resistente, funcionando melhor em todas as suas áreas, e também contribui para a “cura” de qualquer problema de saúde existente.


 Cada pessoa deve beber a quantidade adequada para o seu caso e o seu estilo de vida. Afinal, o metabolismo, a estrutura corpórea, o tipo de exercício físico e até o clima são variáveis que precisam ser levadas em conta.

 Gastamos cerca de 2000 calorias diárias só para aguentar as nossas atividades metabólicas. Para cada 15 calorias queimadas nos processos de absorção, digestão dos alimentos e energia, perdemos também uma colher de sopa de água, isso significa a média de oito copos ou dois litros a cada dia, que é fundamental repor.  
 Para definir com mais precisão o ideal de água por dia, a pessoa deve se pesar no começo do dia e depois de duas horas de trabalho. A diferença representa o quanto foi consumido de água nas funções rotineiras. Se você perdeu 60 gramas, vai ter que repor 60 ml de água. Ou seja, a cada grama corresponde 1 mililitro. Como um copo de água equivale a cerca de 200 mililitros, faça a conta. “Quem pratica atividade física deve subir na balança antes e depois da malhação. (REVISTA SAÚDE)

 " Sem comer uma pessoa pode viver até 45 dias, mas sem beber água muitas pessoas não vivem mais de uma semana. " 


O corpo dispõe de um mecanismo natural, a sede, que evita a desidratação. É ela que deve regular o volume a ser ingerido por um indivíduo em condições normais. Mas, não devemos esperar que o corpo dispare o sinal de alarme. A cor da urina também é um bom indicador. Se ela estiver bem clarinha, a hidratação está em dia.
  
 Água de menos faz mal sim. Quando a desidratação é leve, a evacuação fica mais difícil e o volume de urina diminui. Num segundo momento, a pele, os cabelos e os olhos ficam ressecados. O próximo sinal de que o corpo pede água é o aumento do cansaço e da sonolência, a diminuição no poder de concentração, indicando também uma queda no fluxo de oxigênio. 
PORÉM, o excesso não é nada bom. Água demais pode sobrecarregar o sistema urinário. 
 O indivíduo acaba tendo que pôr a sobra para fora e a urina leva embora uma quantidade muito grande de sais minerais, vitaminas do complexo B e sódio. 
Ninguém vai ter problema sério se beber até 8 litros. De qualquer forma, a hiper-hidratação é muito incomum. Verdade. Quem consegue engolir tanta água?


E O POR QUE BEBER ÁGUA NA RESSACA??

É a mais pura verdade a história de que o precioso líquido diminui a ressaca. No dia seguinte ao porre, o corpo, principalmente o fígado e os rins, fica intoxicado com o álcool. Daí vem aquele mal-estar, acompanhado de um gosto ruim na boca e da sensação de que a cabeça vai explodir. Quando tomamos muita água, os rins são obrigados a filtrar o grande fluxo de líquido e isso dilui o álcool que está concentrado, diminuindo os sintomas. 

 

 

PARA AS CRIANÇAS

As crianças, principalmente, precisam repor a água perdida. No caso dos bebês de até 6 meses, o leite materno é suficiente para garantir a hidratação. Já os maiorzinhos precisam, sim, beber água. Em que quantidade? Até a adolescência, a necessidade diária varia de 500 mililitros a 1 litro. Não tem erro: de novo, a cada grama de peso corresponde 1 mililitro de água. Então, se quiser seguir a cartilha da boa hidratação, você tem que pesar seu filho logo ao acordar e depois de algumas horas de atividade. Mas, não precisa chegar a tanto.  Basta oferecer água sempre, pois os pequenos correm mais riscos de uma desidratação, já que estão em crescimento, são muito ativos e nem sempre se lembram de pedir água.

 

 

Motivos para você manter a saúde e ficar mais bonita se refrescando com água.

       1. Ajuda as células a metabolizarem a energia dos alimentos.
2. Regula a temperatura do corpo.
3. Desintoxica. A partir dos 25 anos, o corpo começa a perder água naturalmente (esse déficit chega a 30% na terceira idade). Como os rins também trabalham menos, deixam de filtrar as toxinas como deveriam. Assim, o fígado também é prejudicado.
  4. Acelera o processo de emagrecimento. Atletas em dieta de redução de calorias queimam gordura mais rápido e libera se assim uma quantidade maior de resíduos para os rins. Como a água é um excelente diurético, limpa estes órgãos, evitando doenças, como pedras e cistites.
5. Combate o estresse, que sobrecarrega nosso sistema neurológico, produzindo maior quantidade de radicais livres.
6. Lubrifica as articulações e melhora o desempenho muscular através da aceleração das trocas entre nutrientes e toxinas.
7. É rica em sais minerais, como cálcio, magnésio, potássio e sódio.
8. Não engorda e ajuda na “desintoxicação” do corpo.
9. Combate a flacidez porque aumenta a produção de colágeno, e auxilia sua fixação nos tecidos.
10. Melhora o funcionamento do intestino.
11. Ajuda a combater a acne.
12. Reduz a celulite e estrias.

Tomar um copo de água em jejum fluidifica os ácidos acumulados no estômago durante a noite e estimula o funcionamento do intestino.

 




Dicas bem interessantes: 

Bebendo água na hora correta, maximiza a sua efetividade no corpo humano:

- 1 copo de água ao acordar - ajuda a ativar os órgãos internos.
- 1 copo de água 30 minutos antes de uma refeição - ajuda a digestão.
- 1 copo de água antes de tomar um banho - ajuda a baixar a pressão sanguínea.
- 1 copo de água antes de ir para a cama - evita um derrame cerebral ou ataque de coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário