Total de visualizações de página

segunda-feira, 26 de março de 2012

UmbuMangaba?? pq??

  Bom, o nome surgiu após inumeras tentativas com outros nomes para o titulo do meu blog.. e nada combinava comigo. Parei, pensei, tentei..e nada..Absolutamente nada. Então, comecei a voltar as minhas origens (Montes Claros-MG)..e a primeira coisa que pensei: Frutas.. humm..Umbu? adoro.. Mangaba? Fruta Gostosa, interessante e pouco conhecida...pq nao o nome para meu blog??Gostei dos dois juntos..ta aí.
 Foi assim que nasceu o blog UmbUmangaba.

Um pouquinho de cada fruta:
Ambas são frutas medicinais..ajudando em diversos tratamentos inclusive Diabetes e Hipertensão.


ORIGEM

Umbu

Fruto muito apreciado e consumido, tanto pelo homem como pela fauna, o umbu possui um caroço revestido por uma suculenta polpa e, na superfície, por uma película esverdeada, tendendo, à medida que amadurece, para a cor amarela. O umbu tem, em média, de três a quatro centímetros de diâmetro.
Muito rico em vitamina C e com característico sabor azedinho, o umbu, além de ser consumido ao natural, é utilizado em preparos culinários, como sorvetes, geléias, doces e umbuzada, iguaria preparada com leite e açúcar, muito apreciada no nordeste.


Mangaba

 A mangaba é o fruto da mangabeira , também chamada de mangaba-ovo. É comestível e utilizado na fabricação de sucos, sorvetes, doces e bebida vinosa. No nordeste é muito apreciada. Sergipe é o maior produtor brasileiro, vindo quase toda a produção da vegetação nativa, embora as primeiras áreas cultivadas estejam entrando em produção. Neste estado, a mangaba é a fruta mais consumida na forma de sorvete e polpa concentrada.

Uma pequena mangabeira
  Seu látex é usado para fazer uma borracha de cor rosada. Sua madeira é de cor avermelhada, com folhas em formato elíptico e flores grandes. É nativa do Brasil, sendo encontrada também no Paraguai e leste do Peru.

 No norte de Minas Gerais, região do Grande Sertão , a polpa da mangaba, bem como de outras espécies nativas, é comercializada por produtores e cooperativas rurais. Os produtos do Cerrado são um importante componente da economia local, contribuindo na renda de milhares de famílias, como as 1500 congregadas na Cooperativa dos Agricultores Familiares e Agroextrativista Grande Sertão (MG), de Montes Claros


Vale a pena ver: http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1464319-10406,00-MANGABA+SE+MOSTRA+EFICAZ+NO+COMBATE+A+HIPERTENSAO.html

3 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa Nanda!
    Muito sucesso pra você, vou acompanhar sempre!

    ResponderExcluir
  2. Conheço e gosto muito das duas frutas... Típicas tb do Nordeste!
    Saudade do azedo adocicado do umbú, e do melado pegajoso da mangaba!
    Saudade de vc. tb. Beijocas!!!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada meninas!! e vamos trocar novidades...conto com vcs!!! beijos

    ResponderExcluir