Total de visualizações de página

domingo, 8 de abril de 2012

Acne: um terror na vida de muitos

   Andei realizando algumas pesquisas antes de postar e cheguei a uma conclusão que a acne é realmente um fator preocupante na vida de algumas pessoas.Suas conseqüências mais preocupantes são, na verdade as psicológicas. Ocorre, conforme o grau, grande redução da auto-estima, vergonha de sair de casa e depressão. O pior é que ela geralmente aparece na adolescência, quando as pessoas tendem a ser mais inseguras socialmente.
Ela incomoda e é motivo de desespero para muitas pessoas. No entanto, nem sempre a acne é tão severa quanto parece. 


..... tentarei falar um pouco e dar algumas dicas de como trata-las, porém é bom lembrar que este, é um assunto amplo e que será necessário dividir em partes.
 Vamos lá:



Existem muitos graus dessa doença, definidos pela literatura médica, que dependem de como ela se manifesta. São cinco ao todo, sendo o primeiro deles o menos agressivo.     
Se você tem acne, perceba que, ao esticar a pele, existem algumas "bolinhas" aparentes, mas ainda assim debaixo da pele. São os comedões ou cravos fechados ,ou seja, o material produzido pela glândula que não conseguiu sair para a camada mais externa da pele, a epiderme. Outras vezes, esse material se condensa e acaba dilatando o poro e aparecendo do lado de fora da pele. Esses são os comedões abertos.   


A acne é uma doença inflamatória da pele, decorrente do aumento na produção de sebo e acúmulo de queratina no folículo piloso. A produção aumentada do sebo é conseqüência das alterações hormonais que costumam ocorrer entre o começo da adolescência e o início da idade adulta. Portanto, a acne pode ser considerada uma doença da adolescência, embora possa ocorrer, numa freqüência bem menor, em crianças ou adultos. 

Um simples creme, as deficiências hormonais e os fatores hereditários podem causar o problema da acne...dentre outros fatores.

Tratamento
 

 O tratamento varia de acordo com o paciente e o tipo de acne. A acne não tem cura, mas é uma doença que pode ser controlada.
As pessoas portadoras da acne devem tomar alguns cuidados que de alguma forma contribuem para a melhora deste problema.
Os principais cuidados são: higiene da pele, sol, alimentação e resistência aos maus hábitos (
espremer e cutucar cravos e espinhas).
Para o tratamento dar resultado, antes você tem que estar livre do stress. O nervosismo, a ansiedade e desânimo não combinam com uma pele saudável.
As pessoas devem estar atentas ao problema, seguir uma alimentação adequada, manter como propósito o cuidado com a pele, e estarem conscientes que o tratamento é longo, mas que os resultados, havendo persistência serão satisfatórios.
Atualmente, a medicina evoluiu muito em termos de tratamento para acne, seja com relação aos novos medicamentos como também quanto as formas de tratamento. Não dê ouvido a qualquer pessoa e não tente se automedicar. Procure sempre uma orientação.







 
Dicas de hoje:

Tratamento usando a ARGILA


Lave o rosto com um sabonete neutro ou com um sabonete a base de acido glicólico.

Faça uma esfoliação com um creme de sua preferência. Sugestão: esfoliante de hortelã ADCOS 
Retire o esfoliante e logo após, utilize a argila VERDE (que é desintoxicante) por 15 minutos. A pele a partir daí já estará em tratamento. 
Retirando a argila verde, aplique a argila BRANCA, que além de ser clareadora, ela vai atuar diretamente na acne e em toda região, por ser um seborregulador.
A seguir retire e aplique um hidratante.

Faça isso inicialmente 1 vez por semana.  

obs: Misturar a argila sempre com um gel neutro, soro ou água mineral.


Use sempre FILTRO SOLAR!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário