Total de visualizações de página

segunda-feira, 2 de abril de 2012

O poder milagroso da ARGILA

Finalmente cheguei a conclusão que a tal da argila é poderosa!!!
Confesso que tinha um certo bloqueio, e não acreditava muito no seu poder, mas, os resultados são incríveis mesmo. Falo pelos testes que já fiz.

Escrevo aqui os principais pontos sobre a argila antes de começar a passar alguns tratamentos caseiros e algumas dicas super interessantes que aprendi. É importante saber um pouco, para depois utilizar o tratamento.


Então vamos lá...

Extraída da terra, a argila é utilizada há milhares de anos. Os egípcios usavam a substância como um dos componentes no embalsamamento das múmias e para a preservação de alimentos de origem animal. Os gregos e romanos recorriam à argila quente para curar dores reumáticas. Na América, alguns grupos indígenas tinham por tradição “enterrar” os doentes, que eram colocados de corpo inteiro, na posição vertical, dentro de um buraco cavado na terra. Apenas a cabeça ficava de fora e o doente permanecia assim, em contacto com a terra, durante muitas horas. Esse tratamento era aplicado aos doentes terminais.

Rica em ferro, sódio, potássio e silício, a argila tem grande importância nos tratamentos estéticos. O silício, por exemplo, estimula a microcirculação da pele, auxiliando no processo de eliminação das toxinas, além de devolver brilho e elasticidade. Além de ser um excelente hidratante.
      
Porém para se trabalhar com a argila é importante um cuidado extra em relação a procedência da mesma, é importante que se tenha total controle desde a extração, para evitar argilas de solos contaminados com agrotóxicos e poluição. Existem vários tipos, cada uma possui diferentes substâncias que dão qualidades especiais a elas, como:

Argila branca
É indicada para peles sensíveis e desidratadas. Contém o maior percentual em alumínio e seu pH é muito próximo ao da pele. Seus benefícios são de clarear, absorver a oleosidade da pele sem desidratar, tem ação suavizante e cicatrizante.
Argila vermelha
É uma argila rica em óxido de ferro e cobre. Serve para hidratar e prevenir o envelhecimento da pele, reduzir medidas e age como anti-estressante.
Argila rosa
É a mistura da argila branca com a vermelha. Por ser mais suave, ela é indicada para as peles sensíveis e delicadas, pois possui ação desinfetante, cicatrizante e suavizante.
Argila verde
Possui maior diversidade em elementos. É indicada para peles oleosas e com acne. Tem ação adstringente, tonificante, estimulante, combate edemas, é secativa, bactericida, analgésica e cicatrizante.
Argila cinza
Indicada para peles oleosas e manchadas. Devido ao titânio presente em sua composição, combate espinhas, cravos e é uma excelente esfoliante. É  antioxidante natural, retardando o envelhecimento da pele.
Argila marrom

É um tipo raro devido a sua pureza. É eficaz contra acne e tem efeito rejuvenescedor dos tecidos.
Argila preta
É a mais nobre de todas, pode ser encontrada também como lama vulcânica. É muito utilizada para a desintoxicação da pele, principalmente peles oleosas. Tem ação antiinflamatória , anti-artrósica, absorvente e anti-stress.
Argila dourada
Tem ação tonificante e é indicada para peles maduras e cansadas.




 Além de ser este excelente componente para estética. A argila pode ser usada também para o tratamento de inflamações, edemas, aliviar a tensão, fadiga muscular, insonia, má circulação, dentre outros. Cuidado se você tem uma pele sensível ou propensos a alergias, é melhor consultar um dermatologista antes de optar por tratamentos para o corpo.




A partir daqui..  começarei a postar (em breve) os tratamentos e como fazer para aplica-lo..

AGUARDE!!!












3 comentários:

  1. Adoreiii!!! estou acompanhando sempre.. beijos Mariana

    ResponderExcluir
  2. Já usei argila para reduzir oleosidade e desinflamar espinhas e também para aliviar as vias nazais durante a manifestação de sinusite. Quero saber melhor o que mais posso fazer com ela e estou aguardando novas informações!
    Bjo, Fabim.

    ResponderExcluir
  3. Criativo, layout moderno e "limpo", boas matérias, atualizações constantes de interesse geral.
    Parabéns Fernanda pelo Blog.
    Sucesso sempre.

    ResponderExcluir