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domingo, 22 de abril de 2012

O MUNDO TDAH


Muitas pessoas ainda não fazem a menor ideia do que é o TDAH. Algumas já ouviram falar, mas não entendem. Outras sabem, mas acham que é uma bobeira, não compreendem.  Portanto, resolvi apresentar o mundo do TDAH: O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade.

Você conhece alguem agitado, inquieto, ansioso, desconcentrado e que parece muitas vezes ser uma formiga atômica?? Muito bem,vamos começar por aí..




  A pessoa que tem TDAH, é inteligente, criativo e intuitivo mas não consegue realizar todo seu potencial em função do transtorno que tem três características principais: desatenção, impulsividade e hiperatividade (ou energia nervosa). 
  Tem dificuldade em assistir uma palestra, ler um livro, sem que sua cabeça “voe” para bem longe perdida num turbilhão de pensamentos. Comete erros por falta de atenção a detalhes, faz várias coisas simultaneamente, ficando com vários projetos, tarefas por terminar e a cabeça remoendo todos os "tenho que". Quando motivado e/ou desafiado, tem uma hiperconcentração.
É desorganizado tanto internamente (mil pensamentos e idéias ao mesmo tempo), como externamente: mesa, gavetas, papéis, prazos, horários...
  A impulsividade domina seu comportamento. Pode falar, comer, comprar, trabalhar, ficar em salas de bate papo da Internet, beber, jogar... compulsivamente. Fala e/ou faz o que lhe vem na cabeça sem pensar se é adequado ou não, podendo causar muitos estragos. Costuma ser impaciente, irritadiço, "pavio curto" e com alterações de humor.
Muda com facilidade de metas, planos...

Este transtorno, o TDAH, é uma síndrome (conjunto de sintomas) neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida.
  Estudos científicos mostram que portadores de TDAH têm alterações na região frontal e as suas conexões com o resto do cérebro. A região frontal orbital é uma das mais desenvolvidas no ser humano em comparação com outras espécies animais e é responsável pela inibição do comportamento (isto é, controlar ou inibir comportamentos inadequados), pela capacidade de prestar atenção, memória, autocontrole, organização e planejamento.
  O que parece estar alterado nesta região cerebral é o funcionamento de um sistema de substâncias químicas chamadas neurotransmissores (principalmente dopamina e noradrenalina), que passam informação entre as células nervosas (neurônios).
Existem causas que foram investigadas para estas alterações nos neurotransmissores da região frontal e suas conexões.



 Hereditariedade, substancias ingeridas na gravidez, sofrimento fetal, exposição ao chumbo, dentre outras são consideradas as principais causas.
Porém essas  relações ainda não são totalmente claras.

**Quando um dos pais tem TDAH a chance dos filhos terem é o dobro, aumentando para oito vezes quando se trata de ambos pais. [


A imagem da direita ilustra áreas de atividade cerebral de uma pessoa sem TDAH e a imagem da esquerda de uma pessoa com TDAH.

  Apesar do TDAH atingir até 6% da população, é até hoje muito desconhecido, inclusive por muitos profissionais da saúde, que tratam apenas das suas conseqüências.
  A falta do diagnóstico e tratamento correto geram grandes prejuízos na vida profissional, social, pessoal e afetiva do indivíduo sem que ele saiba o porquê. Sem tratamento, outros distúrbios vão se associando (comorbidades), a auto-estima fica cada vez mais comprometida, e a pessoa vai se isolando do mundo, sentindo-se muitas vezes um "estranho fora do ninho".
 É um transtorno real, um obstáculo real, apesar de não haver nenhum sinal exterior de que algo está errado com o Sistema Nervoso Central.
 Antigamente era conhecida como “Disfunção Cerebral Mínima”. Mais tarde passou a chamar-se “Síndrome Infantil da Hiperatividade”. Nos anos 70, o conceito foi ampliado com o reconhecimento do déficit na atenção e do controle dos impulsos. Em 1987 o nome passou a ter a atual denominação: “Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade”
 A impulsividade tem um aspecto positivo, podendo nos levar muitas vezes à ação. O problema é quando ela se torna patológica como no caso do TDAH , onde há uma falta de planejamento em função da busca intensa e constante da gratificação imediata, das novidades, correndo-se maiores riscos.
  Provocar confusão, discutir, viver em conflito consigo e/ou com os outros é uma forma inconsciente de estimulação do córtex pré-frontal, que anseia por mais atividade. A pessoa não percebe esse processo, não o faz de propósito, mas pode ficar viciada em confusão.


 As fases e os sintomas mais comuns são:

Bebê:
Bebê difícil, insaciável, irritado, de difícil consolo, maior prevalência de cólicas, dificuldade para alimentar e problemas de sono.

Pré-escolar
Muito inquieto e agitado, dificuldades de ajustamento, desobediente, facilmente irritado e extremamente difícil de satisfazer.

Escola elementar
Incapacidade de se concentrar, distrações muito frequentes, muito impulsivo, grandes variações de desempenho na escola, se envolve em brigas, presença ou não de hiperatividade.

Adolescência
Muito inquieto, desempenho inconsistente, sem conseguir se focalizar, problemas para memorizar, abuso de substância, acidentes, impulsividade, muita dificuldade de pensar e se planejar a longo prazo.

Adulto
Muito inquieto, comete muitos erros em atividades que exigem concentração, desorganizado, inconstante, desastrado, impaciente, não cumpre compromissos, perde prazos, se distrai facilmente, não fica parado, toma decisões precipitadas, dificuldade para manter relacionamentos e perde o interesse rapidamente. (Para o diagnóstico em adultos, o TDAH deve ter começado na infância e causado prejuízos ao longo da vida)



Poderíamos chamar os portadores de TDAH de caçadores de emoções".


 Alguns adultos aprendem a controlar um pouco a impulsividade e esforçam-se em prestar mais atenção, em função de sua vida profissional e dos "estragos”"que fizeram ao longo de sua vida.
 A hiperatividade é o sintoma que mais regride, sendo substituída por uma "energia nervosa", não deixando que o indivíduo fique parado por muito tempo num mesmo lugar, ou esteja em eterna tensão.
A hiperatividade mental, entretanto, continua sempre intensa.

São pessoas muito ativas e sem tempo a perder: estão sempre correndo e ou atrasadas em função de tocarem vários projetos simultaneamente. Muitos são vistos como imaturos, insaciáveis

  Muitas vezes o adulto com TDAH, mostra-se apático, desanimado com dificuldade para iniciar tarefas. É como se já desistisse antes de começar, fazendo-o "empurrar com a barriga" seus projetos. Muitas vezes precisa de estímulo externo, de um "empurrãozinho" de fora e, quando os começa, tem dificuldade em terminá-los. É comum interromper o que está fazendo para ir fazer algo para onde foi sua atenção. 

  Não consegue atingir suas metas profissionais, tendo geralmente um rendimento abaixo do seu potencial: demora no inicio das tarefas, dos projetos, perde-se nos devaneios, interrompendo-os com facilidade.
Pode ser muito prejudicado pela sua desorganização como, por exemplo, perder anotações importantes na “bagunça” de sua mesa, gavetas...
  A desorganização também passa a ser interna, na medida que a pessoa não sabe a qual dos "tenho que" atender em primeiro lugar e a cabeça fica "remoendo" num eterno conflito, ansiedade e preocupação crônicas. Está sempre em estado de alerta, muitas vezes não se sente confiável, preocupado com coisas que estão por fazer ou que não deram certo e com isso, tira a atenção do que está fazendo no momento.
 O eterno conflito consigo, ou com o(s) outro(s) é uma forma inconsciente de estimulação do córtex pré-frontal.

 Seu humor geralmente é imprevisível, muito instável, com altos e baixos repentinos, sem qualquer razão séria aparente.
 Costuma ser muito impaciente, irritadiço e "pavio curto" com uma tendência a isolar-se ao defender bravamente sua liberdade, seu jeito de ser.
Esse tipo peculiar do indivíduo com TDAH comportar-se, dificulta muito seu convívio social, afetivo e profissional.

  Se não é devidamente diagnosticado e tratado, fica muito difícil conviver com ele, minando cada vez mais sua auto-estima, sua confiança no futuro e no mundo.
 Apesar de ser inteligente, criativo e intuitivo, a incapacidade de "viver adequadamente", pode levá-lo a grandes depressões, daí a grande importância do diagnóstico e tratamento.


O diagnóstico é realizado através do médico neurologista, psicólogos e psiquiatras, especialistas em TDAH.
 Após o diagnóstico feito por um profissional que entenda profundamente do assunto, o TRATAMENTO abrange psicoterapia estrutural e organizadora na criança ou no adulto, envolvendo toda dinâmica familiar, medicação quando necessário, muita informação e conscientização do que é TDAH.

BENEFICIOS!!

Hiperfoco
Na verdade, no TDAH não há déficit de atenção e sim, uma inconstância na atenção: a pessoa com TDAH costuma ter um hiperfoco em tarefas nas quais há motivação e/ou desafio.

Criatividade
O indivíduo com este transtorno está geralmente distraído, ocupado com estímulos de todas as direções, gerando um pensar caótico, sem prioridades. Muitas vezes faz drama por pequenas coisas: é a chamada mente hiper-reativa: a pessoa pode até parecer calma externamente mas por dentro há sempre um turbilhão de idéias, de sentimentos dominando-a.
Esse pensar bombardeado por mil idéias, já é natural no indivíduo, já faz parte dele. Apesar de todo desgaste que esse caos provoca, pode ajudá-lo no processo criativo e dele podem surgir muitas idéias inovadoras. A impulsividade e hiperconcentração (vindas da motivação) geram muita energia que pode levá-lo à concretização da criação.


É fundamental que as pessoas aprendam a canalizar sua energia criativa, colocando-a em prática. Muitas passam a vida inteira tentando, outras conseguem, como foi o caso de:
Albert Einstein
Começou a falar tarde, tinha raciocínio lento e baixo rendimento escolar, detestava ter que decorar matérias, sendo alfabetizado apenas aos 9 anos. Possuía uma perfil intuitivo e visionário. Mais tarde, visualizava fenômenos nos quais colocava hiperfoco, criando a Teoria da Relatividade.
Leonardo da Vinci
Escrevia de trás para frente, característica de canhotos e disléxicos. Embora tenha contribuído com inúmeras obras geniais, deixou muitas inacabadas.
Thomas Edison
Era considerado mentalmente atrasado pelos professores.
Sua mãe o educou sozinha.

Salvador Dalí

Walt Disney

Agatha Christie

John Lennon

John F. Kennedy

Steven Spilberg

Robin Williams

Tom Cruise

Dustin Hoffman

Kirk Douglas

Napoleão Bonaparte

Mozart

                                                                                                                    fonte: pesquisas na NET

Dicas de hoje: 

Procure praticar exercícios e FAÇA realmente o que gosta...
Isso ajuda muito!!


Livro que recomendo:


OBS:
Existem alguns testes (questionários) que você pode estar fazendo até mesmo em casa, antes de procurar ajuda médica. Caso queira e tenha interesse me mande o seu e-mail ou entre em contato comigo.
Assim como, artigos e dúvidas sobre o assunto.

Obrigada!!

5 comentários:

  1. Nanda, parabens pelo blog. Está realmente interessante e com matérias muito esclarecedoras. Bjs pra vc.

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  2. Nanda, não sabia do seu blog. Adorei, vou entrar sempre para ler os artigos. beijos

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  3. Antes de ler,achava que nao era hiperativa, mas, agora tenho minhas . Acho que preciso marcar uma consult a com o neurologista. Adore!!!!! Beijos,Rosiiiiiii!!!!! Achei muuuuuuuuuuuuuuuuito interessante!!!!!!!

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  4. Digo " tenho minhas duvidas".rsrsrsrsrsrsrs!!!!!!

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  5. Nanda, quais seriam os exercícios que colaboram com o tratamento além do uso do medicamento?

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